Curso: Supervisão e Liderança no Trabalho
Período de 18 e 19 de junho de 2018
Objetivo:
Desenvolvimento e preparação do participante para atuar com equipes, na coordenação de atividades, trabalhos, projetos, áreas, setores, exercendo técnicas e habilidades de gestão de pessoas para obter os melhores resultados quantitativos e qualitativos.
Conteúdo Programático:
As competências necessárias para a coordenação
Conhecimentos técnicos, humanos e conceituais da coordenação;
Gestão técnica e de pessoas na coordenação de equipe;
Competências na organização e execução das atividades;
Fixação de objetivos e uso de recursos no trabalho;
Execução e coordenação de pessoas e processos;
Controle do processo na obtenção do resultado;
Competências a serem desenvolvidas no coordenador;
Coordenação de equipes e a busca de resultados
Observar, anotar, comprometer, acompanhar, cobrar e reconhecer;
Os princípios para formar uma equipe de trabalho;
Estabelecendo a sinergia e harmonia entre as pessoas;
Incentivando e estimulando o trabalho em equipe;
Como tratar com cada pessoa na coordenação;
Como lidar com os insatisfatórios na equipe;
Criar responsabilidade e antecipar soluções;
A produtividade no processo da coordenação.
Atividades: Dinâmica como formar equipe e obter sinergia e produtividade.
Motivação de pessoas e de equipes na coordenação
As pessoas querem os objetivos do que fazem;
Motivam-se pelo que querem obter ou evitar;
Mote - a energia motivadora dentro de cada pessoa;
Ligando o que o motiva com os objetivos da equipe;
Como motivar o funcionário nas tarefas do dia a dia;
Como motivar em equipe e obter resultados otimizados.
Atividades: DVD. Motivação individual e equipe. Lições para motivar a equipe.
A atuação eficaz do coordenador de equipe
Como alinhar as pessoas ao objetivo da coordenação;
Obtendo o compromisso individual e da equipe;
A diferença entre: empregado, funcionário e colaborador;
Estimulando a iniciativa e pro atividade das pessoas;
Assumir responsabilidade e aplicação da ética na coordenação;
Excelência pessoal, profissional da equipe pelo coordenador.
Teste: Padrão excelente e padrão comportamental.
Resolvendo conflitos na coordenação
O uso do bom senso é uma boa técnica?
Senso comum é o caminho para a solução?
Todos estão certos, mas estão errados!
Acareação é uma técnica horrível!
A melhor técnica é combinar pensamentos;
Modalidades de conflitos e comportamentos;
Soluções de conflitos por meio da assertividade.
Atividades: Estudo de casos, soluções individuais e discussão em grupo.
Filme sobre a metodologia.
A comunicação do coordenador
As barreiras da comunicação do coordenador;
Toda comunicação deve traduzir uma ação;
Desenvolver ideias e provocar a resposta das pessoas;
Traduzindo a estratégia da coordenação em objetivos;
Elementos da comunicação: objetivos, interesses e conteúdo;
Expressão: verbal, gestual, corporal e facial.
Atividade: Aplicando os níveis de comunicação..
O coordenador dando e recebendo feedback
A confusão entre crítica e feedback;
Críticas são críticas negativas ou positivas;
Críticas são dirigidas à pessoa, feedback a comportamentos;
Feedback positivo, corretivo, genérico e ofensivo;
Feedback para a mudança de comportamento inadequado;
O processo do feedback - aplicação e resultados;
Feedback construtivo - clareza , positividade e especificidade;
Como focalizar o comportamento e não a pessoa.
Atividade prática: Modelo para dar e receber feedback.
Relacionamento interpessoal do coordenador
Atividades a contatos relacionais na coordenação;
Situações compartilhadas por duas ou mais pessoas;
Cooperação, colaboração, respeito e amizade no ambiente;
Interação e sentimentos nas relações na coordenação;
Capacidade de Relacionamento e comunicação;
Como lidar de com pessoas difíceis na coordenação;
Flexibilidade perceptiva e comportamental;
Atividade prática: Dinâmica do relacionamento humano.
Tomada de decisão e resolução de problemas pelo coordenador
Resolução de problemas e tomada de decisão;
Os elementos da tomada de decisão;
Intuição e coragem na tomada de decisão;
Assumir riscos e responsabilidades;
Criatividade na solução de problemas;
Técnicas do pensamento linear e pensamento lateral.
Exercício: Tomada de decisão e solução de problemas.
Uso do tempo pelo coordenador
Os diversos papéis do coordenador e o uso do tempo;
Tempo imposto e tempo de autodeterminação;
Tarefas: importantes, urgentes, rotineiras e triviais;
Preparação de uma tabela do tempo do coordenador;
Análise da performance do tempo e otimização;
Reflexão: quais são os ladrões de tempo?
Classificação do trabalho em tarefas A, B e C.
Atividade: Balanço do tempo e conquista da autonomia profissional.
Informações Adicionais:
Período: 18 e 19/06/2018
Horário: Das 08:30h às 17:30h
Duração: 16 horas/aula
Investimento: R$ 550,00 (quinhentos e cinquenta reais).
Incluso: Material didático, coffee-break, certificado.
Formas de Pagamento:
Depósito em conta, boleto e empenho.
Cartões de Debito e Crédito.
Dados Bancários:
VIVENDO E APRENDENDO CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA
CNPJ: 05.651.010\0001-00
Inscrição Estadual: Isento
Inscrição Municipal: 234.757\001-85
AV. Estados Unidos, 397 Sala 407 Edifício Cidade de Salvador – Comércio
CEP: 40010-020 – Salvador-BA
Fone: (71) 3172-8000
E-mail:
Local de Realização:
Salvador-BA – a definir
Realização:
INGEP – Desenvolvimento Gerencial LTDA
CNPJ: 10.416.091/0001-02
Inscrição Estadual: Isento
Inscrição Municipal: 52107922
Rua: Mariante, 959, Rio Branco
CEP: 90430-181- Porto Alegre-RS
Fone: (51) 3331-0000
E-mail:
Site:
Contatos:
José Boanerges Ferreira
(71) 3172-8000/99141-9979.
Confirmação das Inscrições:
As inscrições devem ser confirmadas até 03 dias antes da data de realização dos cursos, mediante nota de empenho ou comprovante de depósito.
Cancelamento:
A TREINE reserva-se o direito em adiar ou cancelar os eventos se houver insuficiência de inscritos, bem como substituir palestrantes, em caso fortuito ou força maior.
O cancelamento só será aceito com antecedência de 03 (três) dias úteis da data de realização dos cursos. Após este prazo deverá ser feita substituição ou solicitação de crédito no valor da inscrição.