Curso: Administração de Materiais no Serviço Público - Compras, Almoxarifado e Patrimônio
Período de 16 e 17 de maio de 2016
Atualmente observa-se uma grande busca de técnicas e de conhecimentos voltados à gestão de materiais, pois as instituições, tanto públicas quanto privadas, necessitam de procedimentos científicos que venham a lhes proporcionar formas mais seguras e econômicas de fazer seus investimentos em bens e materiais, adequando-os às atuais políticas orçamentárias.O gestor de materiais, além de sua experiência e criatividade, precisa estar constantemente se reciclando nas principais atividades da área, que vão desde a correta especificação dos itens a serem adquiridos, passando pelo processo de aquisição, sua estocagem nos almoxarifados, sua posterior distribuição e respectivos controles, especialmente no tocante aos bens patrimoniais, culminando com a sua baixa.
Objetivo:
Visão integrada da contabilidade pública e da administração de material, pormenorizando as fases da despesa e aquisição de material permanente, e a respectiva depreciação.
Público Alvo:
Diretores, gerentes e servidores que atuam, direta ou indiretamente, a Compras, Almoxarifado, Patrimônio, Material, Finanças, Orçamento, Ordenadores de despesa, profissionais do Controle Interno e Externo dos três Poderes nas esferas Federal, Estadual e Municipal.
Conteúdo Programático:
Enfoques Basilares
Capital
Patrimônio
Bem
Despesa Pública
Conceito e considerações
Classificação da despesa
Fases da despesa
Empenho
Contratos administrativos (Lei 8.666/1993)
Liquidação
Pagamento
Material
Conceito
Material de consumo x material permanente
Parâmetros excludentes
Aquisição de material
Pedido de compra
Consumíveis
Equipamentos e materiais permanentes
Padronização
Catalogação
Importância área de Patrimonial e do almoxarifado.
O dilema entre o estoque mínimo e o máximo e a armazenagem.
Formas de recebimento de materiais
Competência do recebimento
Provisório e definitivo
Carga e descarga
Movimentação e controle de materiais.
Inventário físico-financeiro
Conceitos
Comissão
Roteiro prático
Relatórios mensais
Relatório mensal de almoxarifado
Relatório mensal de bens móveis
Depreciação, Amortização e Exaustão
Internacionalização das normas contábeis
Macrofunção SIAFI 020330
Desfazimento de bens
Considerações e nuances
Roteiro prático
Legislação pertinente
Saneamento patrimonial
Procedimentos contábeis pertinente
Informações Adicionais:
Período: 16 e 17/05/2016
Horário: Das 08:30h às 17:30h
Duração: 16 horas/aula
Investimento: R$ 920,00
Incluso: Material didático, coffee-break, certificado.
Formas de Pagamento:
Depósito em conta, boleto e empenho.
Cartões de Debito e Crédito.
Dados Bancários:
INGEP – Desenvolvimento Gerencial LTDA
CNPJ: 10.416.091/0001-02
Banco do Brasil (001)
AG: 3256-5
C/C: 12442-7
Local de Realização:
Salvador-BA – a definir
Realização:
INGEP – Desenvolvimento Gerencial LTDA
CNPJ: 10.416.091/0001-02
Inscrição Estadual: Isento
Inscrição Municipal: 52107922
Rua: Mariante, 959, Rio Branco
CEP: 90430-181- Porto Alegre-RS
Fone: (51) 3331-0000
E-mail:
Site:
Contatos:
José Boanerges Ferreira
(71) 3172-8000/99141-9979.
Confirmação das Inscrições:
As inscrições devem ser confirmadas até 03 dias antes da data de realização dos cursos, mediante nota de empenho ou comprovante de depósito.
Cancelamento:
A TREINE reserva-se o direito em adiar ou cancelar os eventos se houver insuficiência de inscritos, bem como substituir palestrantes, em caso fortuito ou força maior.
O cancelamento só será aceito com antecedência de 03 (três) dias úteis da data de realização dos cursos. Após este prazo deverá ser feita substituição ou solicitação de crédito no valor da inscrição.