Curso: Preparação de Multiplicadores Internos
Período 10 e 11 de maio de 2018
Apresentação do curso:
Num momento em que as organizações estão aprendendo a aprender, buscando cada qual o seu modo, caminhar para o futuro através da formação de comunidades de aprendizagem, o indivíduo passa a ser sujeito ativo na construção do seu próprio conhecimento e é necessário que ele possa interagir com novas informações, interligando-as às que já possui e ao mundo contraído dentro de si através das experiências vividas.
As organizações precisam informar, compartilhar novos conhecimentos, provocar aprendizagens específicas ligadas ao seu próprio processo operacional e gerencial. Assim, necessitam desenvolver nas pessoas que possuem o domínio inicial dos conteúdos específicos as habilidades necessárias para que eles possam atuar comoMultiplicadores Internos, obtendo sucesso junto a seus “aprendizes”.
É necessário que o Multiplicador saiba dar aos diversos conteúdos uma forma significativa que mobilize e provoque o “aprendiz”, tornando-o desejoso de saber mais, sobre aquele assunto, devendo ser explorado cada conteúdo sob vários ângulos, atendendo à necessidade de cada uma das pessoas que estão no processo.
Norteados para essa visão é que apresentamos a proposta do curso de Preparação de Multiplicadores Internos, a ser realizado para os colaboradores desta organização.
Objetivo:
Preparar os colaboradores , de acordo com sua habilidade técnica/profissional, para, na condição de instrutor interno de treinamento, atuar como um multiplicador de conhecimentos.
Objetivos específicos:
Apropriar-se de métodos e técnicas de treinamento a serem aplicadas em programas corporativos.
Apropriar-se do conhecimento do processo de andragógico - educação e aprendizagem de adultos.
Conhecer etapas que compõem o planejamento didático e eficaz de um treinamento.
Apropriar-se de técnicas de motivação em processos de aprendizagem.
Desenvolver habilidades de manejo de situações de aprendizagem.
Distinguir a diferença entre uma aula centrada no ensino de outra centrada na aprendizagem;
Identificar a importância do conhecimento do treinando quanto a ritmos próprios, interesses e estilos preferenciais de aprendizagem;
Caracterizar a postura do Multiplicador Interno;
Reconhecer objetivos formulados em termos de desempenho do treinando;
Organizar sequencialmente o conteúdo a ser disseminado;
Adequar a quantidade de assunto ao tempo de aula disponível;
Elaborar um plano de aula;
Selecionar os recursos mais adequados aos objetivos- tema da aula;
Identificar os elementos e as etapas do processo de comunicação;
Estabelecer a relação entre a avaliação e os objetivos instrucionais fixados.
Conteúdo Programático:
O processo Ensino – Aprendizagem
O treinando como indivíduo: ritmo de aprendizagem, capacidade de absorção de novas informações.
O Multiplicador Interno
Papéis e responsabilidades: agente de mudanças (atitude); agente multiplicador (conhecimentos)
Postura frente ao treinando.
Postura ética do multiplicador de conhecimento
O instrutor atuando como educador e representante da organização em que trabalha
A co-responsabilidade do instrutor com a melhoria do desempenho dos servidores
Andragogia - Arte e Ciência de Orientar Adultos a Aprender
A Andragogia – conceitos e critérios de aprendizagem;
Entendendo o processo ensino x aprendizagem x didática.
Ensino e didática: ênfase no ensino x ênfase na aprendizagem.
Aprendizagem: percepção e motivação.
Organização de conteúdos de aula
Formulação de objetivos instrucionais: comportamento final, condição e critério.
Ordenação do conteúdo: logicidade, gradualidade, continuidade, integração.
O plano de aula: etapas básicas.
Seleção dos conteúdos - critérios para seleção (quantidade x qualidade);
organização dos conteúdos;
nível de abordagem dos conteúdos;
metodologia, seleção e cuidados na utilização dos recursos instrucionais;
avaliações envolvidas no processo de treinamento;
estrutura básica da aula - Introdução, Desenvolvimento e Fechamento.
Técnicas e Recursos Instrucionais
Principais técnicas.
Utilização de recursos audiovisuais;
Principais recursos: vantagens e desvantagens da utilização.
Comunicação Didática
O processo da comunicação
Aspectos essenciais ao desempenho da instrutoria: fala, voz, postura, dicção.
Estratégias de comunicação para estimular a motivação nos participantes e lidar com grupos diferentes.
Desenvolvendo a habilidade do saber ouvir através da percepção aguçada.
Desenvolvendo a capacidade de comunicar-se utilizando os gestos como complemento da linguagem verbal.
Ruídos e bloqueios que comprometem a qualidade da comunicação pedagógica.
Avaliação da Aprendizagem
Relação entre a avaliação e os objetivos instrucionais.
Instrumentos de avaliação: tipos de questão e cuidados na formulação.
Ações corretivas: quando avaliar e como corrigir.
Apresentação de uma micro aula pelos participantes
Micro apresentações dos participantes para desenvolver habilidades técnicas.
Feedback das apresentações.
Saber dar e receber feedeback.
Metodologia:
A metodologia desenvolvida no treinamento será vivencial e experimental, buscando que cada participante construa o seu aprendizado, contribuindo para o crescimento e aprendizagem grupal.
Serão utilizados recursos audiovisuais, textos básicos e orientação de referenciais básicos de literatura.
Objetivando facilitar a observação, cada participante deverá ministrar uma micro aula, cujo conteúdo seja de seu domínio (conhecimento específico).
Informações Adicionais:
Período: 10 e 11/05/2018
Horário: Das 08:30h às 17:30h
Duração: 16 horas/aula
Investimento: R$ 720,00 (setecentos e vinte reais)
Incluso: Material didático, coffee-break, certificado.
Formas de Pagamento:
Depósito em conta, boleto, empenho e cartões.
Dados Bancários:
VIVENDO E APRENDENDO CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA
CNPJ: 05.651.010\0001-00
Banco Itaú
AG: 8129
C/C:19898-5
Local de Realização:
A Definir
Realização:
VIVENDO E APRENDENDO CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA
CNPJ: 05.651.010\0001-00
Inscrição Estadual: Isento
Inscrição Municipal: 234.757\001-85
AV. Estados Unidos, 397 Sala 407 Edifício Cidade de Salvador – Comércio
CEP: 40010-020 – Salvador-BA
Fone: (71) 3172-8000
E-mail: treine@treine.com.br
Contatos:
José Boanerges Ferreira
(71) 3172-8000/99141-9979.
Confirmação das Inscrições:
As inscrições devem ser confirmadas até 03 dias antes da data de realização dos cursos, mediante nota de empenho ou comprovante de depósito.
Cancelamento:
A TREINE reserva-se o direito em adiar ou cancelar os eventos se houver insuficiência de inscritos, bem como substituir palestrantes, em caso fortuito ou força maior.
O cancelamento só será aceito com antecedência de 03 (três) dias úteis da data de realização dos cursos. Após este prazo deverá ser feita substituição ou solicitação de crédito no valor da inscrição.