Curso: Aplicações da Gestão de Riscos na Administração Pública
Período 16 e 17 de abril de 2018
Apresentação do curso:
Mais que nunca a sociedade espera de todo agente público zelo e probidade, mas também excelência na entrega de resultados. Em meio às cobranças crescentes da sociedade, da mídia e dos órgãos de controle, é urgente a implantação de ferramentas de gestão profissional que aumentem a eficiência no gasto público, orientando-o para o sucesso, com atendimento efetivo às necessidades da população.
Não se pode simplesmente ficar ao sabor dos acontecimentos. É preciso se antecipar, evitar surpresas e construir o futuro desde já. E isso se faz pela adoção da perspectiva do risco. Pelo tratamento sistemático da incerteza. É assim que as empresas e governos modernos aumentam sua chances de êxito.
Daí a importância da adoção de processos de gestão com foco no risco.
Profissionais do serviço público estão adaptando a Gestão de Risco adotada nas empresas para explorar seu potencial desde as decisões operacionais até o apoio ao planejamento estratégico e a auditoria baseada em riscos.
Em sintonia com essa tendência o governo federal já tornou a obrigatória a Gestão de Risco e a Auditoria Baseada em Risco.
O curso vem apoiar os profissionais do setor público no contato com com o arcabouço conceitual básico, na reflexão estratégica sobre princípios e práticas da Gestão de Riscos e Controles, debates sobre aplicabilidade, formas de atuação, papéis internos e caminhos para a implantação.
O evento oferece uma visão abrangente, consolidada e resumida, das diversas aplicações possíveis da Gestão de Risco no Setor Público Brasileiro, com o objetivo principal de criar condições para o desenvolvimento do Raciocínio Baseado em Risco (risk based thinking) e instrumentalizar e instigar os participantes para continuar seu desenvolvimento após o evento.
Entre os temas abordados estão: referenciais internacionais relativos ao tema; avaliação e tratamento de riscos, política de gestão de risco, projeto de implantação e gestão da mudança, auditoria baseada em risco, normas do Governo Federal sobre o tema. O curso não envolve avaliação quantitativa de riscos e não exige conhecimento prévio de matemática nem de estatística.
A metodologia de ensino-aprendizagem envolve debates e exercícios, além de apresentações do facilitador. De modo especial, procura-se o aproveitamento da experiência real dos participantes à luz de necessidades atuais reais dos órgãos e entidades públicos.
Objetivo:
Ao final do curso os participantes terão condições de: exercitar o raciocínio baseado em risco, conhecendo sua importância para o processo de condução das diversas atividades e projetos; compreender os principais conceitos envolvendo Gestão de Riscos não quantitativa e sua relação com a Gestão de Controles Internos e com os sistemas de Planejamento e Gestão; contribuir na prática para a concepção e implantação de um modelo de gestão de riscos e controles e de uma política de gestão de riscos realistas; apoiar a estruturação e a execução de um projeto real para a implantação de gestão de riscos e controles. Compreender o conceito de auditoria baseada em risco e sua relação com as atividades de auditoria interna e de controle interno administrativo ou da gestão; colaborar na formação de um ambiente propício à implantação da Gestão de Riscos.
Público Alvo:
Todos os servidores de órgãos e entidades públicos. efetivos ou comissionados, que estejam interessados na melhoria da atividade pública. Gestores governamentais de todos os níveis. Líderes de projeto, assessores, coordenadores, gerentes de programas; Gestores de política públicas; Consultores a serviço do setor público. Colaboradores terceirizados interessados no sucesso das ações públicas. Auditores, dirigentes e apoiadores dos sistemas de controle interno e externo. Agentes responsáveis pela definição ou execução de processos de trabalho na Administração Pública direta ou indireta, dos três poderes, na União, Estados, DF e Municípios..
Conteúdo Programático:
Governança, Riscos e Controles
Risco, Gestão e Gestão de Riscos e Avaliação de Riscos
A gestão de riscos e de controles como instrumentos de governança
Demandas dos órgãos de controle interno e externo
Recentes normativos do Governo Federal sobre o tema
A norma ISO 31000 e outras referências internacionais
Representação, Identificação e Avaliação de riscos
Risco X Problema
Risco X Oportunidade
Risco, Causa, Efeito
Estratégias e planos de resposta a riscos
Atividades de controle
Informação e comunicação
Política de gestão de risco
Política de Gestão de Risco
Estratégias para disseminação e conscientização
Projeto de Implantação de Gestão de Riscos na Administração Pública
Gestão de Risco em mudanças organizacionais
Gestão de Riscos em
O Framework Coso ERM
Risco e estratégia
Princípios da Gestão de Risco
Planejando a implantação
Debate: Gestão de Riscos no Judiciário.
Qual o “nível de entidade” (Coso)deve ser considerado?
Gestão de Riscos e Corregedoria
Licitações, PJE, Orçamento e Imagem
Sobrecarga.
Metodologia:
O treinamento será desenvolvido utilizando-se as estratégias de exposição do conteúdo essencial, dinâmicas e exercícios em grupo, debates, vídeos e casos relacionados a casos reais e orientados para a realidade do participante.
Informações Adicionais:
Período: 16 e 17/04/2018
Horário: Das 08:30h às 17:30h
Duração: 16 horas/aula
Investimento: R$ 1.620,00 (mil e seiscentos e vinte reais)
Incluso: Material didático, coffee-break, certificado.
Formas de Pagamento:
Depósito em conta, boleto, empenho e cartão.
Dados Bancários:
VIVENDO E APRENDENDO CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA
CNPJ: 05.651.010\0001-00
Banco Itaú
AG: 8129
C/C:19898-5
Local de Realização:
A Definir
Realização:
VIVENDO E APRENDENDO CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA
CNPJ: 05.651.010\0001-00
Inscrição Estadual: Isento
Inscrição Municipal: 234.757\001-85
AV. Estados Unidos, 397 Sala 407 Edifício Cidade de Salvador – Comércio
CEP: 40010-020 – Salvador-BA
Fone: (71) 3172-8000
E-mail: treine@treine.com.br
Contatos:
José Boanerges Ferreira
(71) 3172-8000/99141-9979.
Confirmação das Inscrições:
As inscrições devem ser confirmadas até 03 dias antes da data de realização dos cursos, mediante nota de empenho ou comprovante de depósito.
Cancelamento:
A TREINE reserva-se o direito em adiar ou cancelar os eventos se houver insuficiência de inscritos, bem como substituir palestrantes, em caso fortuito ou força maior.
O cancelamento só será aceito com antecedência de 03 (três) dias úteis da data de realização dos cursos. Após este prazo deverá ser feita substituição ou solicitação de crédito no valor da inscrição.