Curso: Gestão Patrimonial - Instrumentos para a Gerência de Material, Almoxarifado e Desfazimento de Bens Móveis
Atualizado pelo MCASP,pelo Dec. 9373/18,pela Port. 385/18-SIADS e IN 11/18-REUSE
Treinamento com abordagem prática, explorando vários Estudos de Casos polêmicos e enfatizando o MCASP e a participação ativa dos alunos.
Período 29 e 30 de abril de 2019
Apresentação:
O curso tem por objetivo valorizar a área de almoxarifado e patrimônio e aproximá-la da execução financeira, de maneira que os conhecimentos não fiquem estanques .É indispensável o correto tratamento físico e contábil dos bens, além de uma rotina para o controle do patrimônio, seu desfazimento, sua escrituração, sua depreciação e reavaliação e o cálculo de estoques.
Objetivo:
Capacitar os participantes a identificar e compreender:
A estrutura da Administração Pública;
As Classificações Orçamentárias(imprescindíveis para a gestão patrimonial e de almoxarifado);
As características e classificações do Patrimônio e Material com enfoque orçamentário
As normas de gestão de almoxarifado .Fórmulas de Estoque;
As normas de Desfazimento de Bens Móveis
Os tipos de inventários, particularmente, nas transferências de responsabilidade;
As rotinas de controle interno de controle patrimonial;
A depreciação e a reavaliação;
Conteúdo Programático:
Noções Básicas de Execução Financeira, Orçamentária e Contábil(Atualizado pelo MCASP)
Orçamento. Classificação Institucional, Funcional, Programática e por Natureza da Despesa.
Restos a pagar e Despesa de Exercícios Anteriores. Suprimento de Fundos(Adiantamentos).
Consolidação das contas públicas
Estudo de Caso-Discussão de Assuntos Polêmicos
Impropriedades encontradas na classificação orçamentária que acarretam erros na contabilidade patrimonial.
Patrimônio
Preceitos constitucionais. Formação, preservação e classificação. Agregação de valor aos Ativos Imobilizado e Intangível. Classificação patrimonial de material oriundo de serviços. Foro e Laudêmio.
Estudo de Caso
Normas de Controle Interno de Almoxarifado, Bens Móveis e Imóveis(Roteiro)
Material e Almoxarifado
Consumo e Permanente. Parâmetros excludentes de material permanente. Recebimento Provisório e Definitivo. Renovação e Saneamento de estoques. Cálculos dos Estoques Mínimo e Máximo, Consumo Médio, Ponto de Ressuprimento e Quantidade a Resssuprir. Tipos e finalidades dos Inventários. Controle de bens através rádio frequência(RFID).Sistema Básico de Material. Processos de Fornecimento. Estoques Patrimoniais. Guarda e Conservação.
Estudo de Caso
Prática para cálculo de estoques
Compras Governamentais
Abordagem básica dos sistemas atuais. Casos reais da atuação de Fiscal/Gestor de contratos.
Movimentação de material(Almoxarifado e Patrimônio)
Incorporações e orçamentárias e extra orçamentárias. Desincorporação. Relatórios de Almoxarifado-RMA e de Bens Móveis-RMB. Comodato.
Desfazimento de Bens Móveis
Baixas Patrimoniais. Normas de desfazimento de bens móveis com ênfase em veículos e material de TI. Transferência, Doação, Cessão e Tipos de Alienação. Abandono .SIADS e REUSE. Almoxarifado Virtual. Modelos de Termos de Desfazimento e Termo Circunstanciado Administrativo-TCA.
Estudo de Caso-Discussão de Assuntos Polêmicos
Impropriedades na agregação de ativos
Depreciação e Reavaliação
NBCT 16.9 e 16.10
avaliação, reavaliação e depreciação.
conceitos, responsabilidades e procedimentos.
Estudo de Caso-Discussão de Assuntos Polêmicos
Bens adquiridos antes da nova legislação; Bens com valores defasados
Teste de Recuperabilidade
Informações Adicionais:
Período:29 E 30/04/2019
Horário: Das 08:30h às 17:30h
Duração: 16 horas/aula
Investimento: R$ 820,00 (oitocentos e vinte reais)
Incluso: Material didático, coffee-break, certificado.
Formas de Pagamento:
Depósito em conta, boleto, empenho e cartão.
Dados Bancários:
VIVENDO E APRENDENDO CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA
CNPJ: 05.651.010\0001-00
Banco Itaú
AG: 8129
C/C:19898-5
Local de Realização:
A Definir
Realização:
VIVENDO E APRENDENDO CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA
CNPJ: 05.651.010\0001-00
Inscrição Estadual: Isento
Inscrição Municipal: 234.757\001-85
AV. Estados Unidos, 397 Sala 407 Edifício Cidade de Salvador – Comércio
CEP: 40010-020 – Salvador-BA
Fone: (71) 3172-8000
E-mail: treine@treine.com.br
Contatos:
José Boanerges Ferreira
(71) 3172-8000/99141-9979.
Confirmação das Inscrições:
As inscrições devem ser confirmadas até 03 dias antes da data de realização dos cursos, mediante nota de empenho ou comprovante de depósito.
Cancelamento:
A TREINE reserva-se o direito em adiar ou cancelar os eventos se houver insuficiência de inscritos, bem como substituir palestrantes, em caso fortuito ou força maior.
O cancelamento só será aceito com antecedência de 03 (três) dias úteis da data de realização dos cursos. Após este prazo deverá ser feita substituição ou solicitação de crédito no valor da inscrição.